sexta-feira, 9 de março de 2012

Poesia

Hoje li uma matéria sobre um Sarau de Poesia que acontece em BH semanalmente. Achei a idéia fantástica e quis estar em Belo Horizonte naquele momento!  

Não sou poeta, nunca fui, mas quando era adolescente lia e brincava de escrever poesias. Tenho meu caderninho de poemas até hoje e continuo gostando dele. Não por sua qualidade literária,  mas pelo fato de lembrar de sentimentos juvenis e alguns momentos vividos expressos através desta linguagem.
A poesia pode nos fazer viajar, levitar, rir e chorar. Ela é capaz de tocar lá no fundo do nosso coração, a ponto de não encontrarmos palavras que possam expressar com exatidão os sentimentos que experimentamos ao lê-la. Ela pode ser simples ou complexa, profunda, indecifrável ou leve e direta. Ela pode trazer-nos cheiros, cores, sensações, sentimentos, lembranças, assim como idéias novas, ou mesmo inspirar-nos em um novo projeto.

A poesia pode ser uma porta para a introspecção, para a expansão, para o relaxamento e para muitos lugares e estados de espírito!

Pessoas habituadas a ler poesias podem aproximar-se  mais do que sentem. Têm mais recurso para se expressar. E como é bom nos expressarmos bem!
Outra boa lembrança que trago dos meus tempos de “poeta”, divididos com  uma grande e querida amiga, refere-se aos momentos em que compartilhávamos nossos poemas. Podíamos passar muitas horas do dia lendo uma para a outra o que havíamos escrito, trocando confidências, aprendendo sobre o que vivíamos e sentíamos. Naquela época não existia internet e não trocávamos links, mas sim livros de poetas que nos inspiravam ou que havíamos descoberto. São lembranças deliciosas que trago da minha juventude e que, sempre que posso, gosto de compartilhá-las com outras pessoas.

Para quem se  interessar e quiser se inspirar, o sarau Sementes de Poesia acontece sempre no terceiro domingo do mês, das 10h às 12h, na Praça dos Fundadores, dentro do Parque Municipal. Há também outro sarau organizado pelo músico e poeta Kdu dos Anjos, que é quinzenal e para saber o próximo endereço é preciso acompanhar o blog ou o Facebook do projeto.

Dri

Nenhum comentário:

Postar um comentário