Brincando com a Horta


Os canteiros que ficam na entrada do CLIC! e no pátio da frente da casa estão ganhando novos cuidados: durante algumas manhãs e tardes a Lívia está presente para realizar a manutenção da horta e suas necessárias renovações. No entanto, esse cuidado não poderia deixar de ser uma grande oportunidade para as crianças, durante a brincadeira com a horta, entrarem em contato com experiências de preparação da terra, plantio de mudas, tubérculos e sementes e com o cuidado com as plantas que estão crescendo. Além disso, o contato com a horta do CLIC! possibilita algumas reflexões sobre o respeito ao meio ambiente, o cuidado com a natureza, a compreensão do ciclo vida-morte dos seres, da interdependência de todos os seres do planeta, entre muitas outras reflexões que as crianças fazem.



A meninada é convidada a participar das atividades da horta, livremente, quando está brincando no pátio. Não se trata de uma oficina fixa, com início e término. Cada criança tem a oportunidade de permanecer o tempo que desejar ajudando a Lívia. Desde simples 10 minutos até mesmo duas horas ou mais, dependendo da animação de cada pequeno jardineiro!

Lívia e a meninada se divertem muito no contato direto com a terra, ao revolvê-la, misturá-la e prepará-la, seja com as pás, as mãos e até com os pés! Nessas brincadeiras são exploradas diversas sensações táteis, enfocando a liberdade de se sujar e a curiosidade com seres vivos da terra, como, por exemplo, as intrigantes minhocas e centopéias. Uma vez preparada a terra, a meninada pode escolher entre sementes de vários legumes, frutas e hortaliças para plantar, como as sementes de milho, feijão, abóbora, cenoura, beterraba, rabanete, lentilha, abobrinha, mamão e melancia que já estão na terra e são oriundas muitas vezes do próprio lanche. Podem acompanhar o que acontece com um cará, quando é enterrado na terra. Será que cresce alguma coisa? Ou podem achar o lugar mais gostoso para receber uma muda de acerola. A meninada é, então, convidada a observar o processo de desenvolvimento de cada planta e cuidar da horta, regando, fazendo plaquinhas indicativas do que foi plantado e respeitando as necessidades de espaço entre si, que as próprias plantas pedem! A idéia é oferecer a oportunidade para a criançada vivenciar experiências e realizar um aprendizado concreto no contato simples com a horta e suas riquezas!

Lívia Giovanetti

(Foto: Pablo Quaglia)