Saiba mais...


O CLIC! Centro Lúdico de Interação e Cultura é um espaço de convivência para crianças de 1 a 6 anos. Como o próprio nome indica, o projeto se baseia em três princípios básicos, que se interagem no dia-a-dia: o lúdico, a interação e a cultura.

A convivência entre crianças e educadores é permeada pelas brincadeiras que ambos trazem de sua experiência de vida. As brincadeiras começam a partir das crianças e através das construções coletivas, vão se modificando. Os adultos, por vezes, são convidados a participar e, por vezes são uma presença atenta para acolher as crianças e auxiliar a convivência. A brincadeira traz uma gama de desafios, elaborações e transformações do mundo. A criança brinca para pesquisar sobre o mundo em que vive, para se conhecer e para conhecer os outros. Então, é na relação que o ser se faz humano: na relação da criança com ela mesma - com suas fantasias e medos - na relação com os amigos da mesma turma, na relação com crianças mais novas, com as mais velhas, com os educadores, com os outros adultos da casa, com os objetos, enfim, com tudo que a cerca. E, no mundo da criança, é a brincadeira que permite estas relações.

Esse espaço para conviver, interagir, relacionar é uma casa antiga, como uma “casa da vovó”, com um quintal, na qual as crianças chegam diariamente, cada uma no seu horário, e se inserem em um grupo para começar mais um dia de descobertas.

Os grupos são divididos por idade em determinados momentos, para a organização da rotina, e em outros as trocas entre idades é muito bem vinda. O CLIC! funciona de 7:00 às 19:00. Cada família pode montar o horário de sua criança, desde que esta cumpra o mesmo horário de segunda a sexta-feira, por no mínimo quatro horas diárias e que ela participe da roda de sua turma. A roda é o momento da organização de cada turma, do reconhecimento do grupo e de cada membro, de falar e escutar o amigo e de combinar o quê cada grupo vai fazer no dia. Assim, a partir dos combinados a meninada se desloca para um cômodo ou outro da casa que permita realizar aquela atividade programada. Combinar e construir ideias em comum implica em se impor, explicar seus motivos, respeitar os motivos do outro que pensa diferente, ora ceder e ora não ceder. Esse trabalho diário das crianças é um exercício de convivência consigo mesmo e com o outro.

É a relação verdadeira entre pessoas e o mundo - que se caracteriza pela pouca quantidade de objetos mediadores - que almejamos no nosso dia-a-dia, pois esta relação traz a dimensão do ser humano em toda a sua complexidade. A criança tem a oportunidade de respeitar as diferenças, de compreender os conflitos internos e externos e de aceitar as possibilidades e limitações de cada um que se abre e se entrega a esse convívio. Dessa forma, esperamos que a meninada que fez, faz e fará parte da história do CLIC! esteja mais preparada para o mundo lá fora: pesquisando-o, compreendendo-o e o modificando sempre que possível; se acreditando, enquanto seres produtores de uma sociedade mais tolerante e mais autônoma.