Oficina de Artes Plásticas



A proposta da oficina de artes plásticas tem como principal objetivo aprimorar o olhar crítico das crianças a partir de vivencias relacionadas à história da arte, história da humanidade e compreensão das expressões artísticas.


A comunicação ocorre não apenas através da linguagem oral ou escrita, mais também através de imagens. As linguagens oral e a escrita, são bastante trabalhadas, já a linguagem visual que precede a escrita, é trabalhada de forma superficial. As imagens estão presentes em todos os lugares, estão repletas de significados e para conseguir uma boa leitura é necessário questioná-las: O que você acha desta imagem? É uma boa imagem? O que tem na imagem? Em qual contexto ela está inserida? O que ela provoca em você? O que ela te faz sentir e pensar? O que ela quer dizer? Etc...

A História da arte se baseia em quebras e inovações de conceitos. O objetivo é dar oportunidade às crianças de experimentar algumas épocas marcantes nesse contexto, para que haja apropriação da arte através de práticas nos marcos históricos.

No decorrer da história, irão surgir vivencias de como a arte se transforma com o passar do tempo. Essas vivencias são importantes para interiorizar as transformações, passando por trabalhos com barro (escultura e pintura rupestre), argila, pintura, gravura entre outros.

Passar pela história da humanidade é apropriar-se se uma história que nos pertence.

O plano de trabalho é iniciar pela pré história, passar pela arte indígena, idade média, idade moderna e chegar ao contemporâneo, sempre fazendo análises de imagens e da evolução das artes visuais.

“A arte fora de um contexto histórico é arte sem memória” Ana Mae Barbosa.

Segundo Lazlo Moholy-Nagy – artista do inicio do sec. XX – “No futuro, o verdadeiro analfabeto seria aquele que não soubesse ler uma imagem, e o futuro, provavelmente, é agora; num mundo regido por imagens, compreender o processo de construção (e interpretação) do signo fotográfico é fundamental...”

Pablo Quaglia

Fotos: Pablo Quaglia